MENSAGEM DA SEMANA

A restauração de Israel

Sara Victalino Gueiros Dodd


 

"Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.
E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.
E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.
Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.
Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.
E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor.
Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.
E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.
E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.
Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.
Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu.
E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.”

Ezequiel 37:1-14 


 


 

Ez 37 – Dentro do plano de restauração deste povo, a profecia é amplíssima, visto que estavam já debaixo do domínio Babilônico, outros impérios viriam e outras invasões, cercos, teriam seu lugar.


 

O Capítulo 37 vem com algumas perguntas feitas ao Profeta, cujas luzes são para muito além do que ele podia ver, mas Deus ordenou-lhe que profetizasse e ele obedeceu e viu o resultado da Palavra Profética.


 

O Senhor o levou em espírito e o colocou no meio de um vale dos ossos secos que eram numerosos e sequíssimos.


 

"Filho do homem, poderão viver estes ossos?...” Prudentemente o Profeta respondeu: “Senhor Jeová, tu o sabes.”(Ez 37:3).


 

Jeová ordenou que profetizasse àqueles ossos: “Ossos secos ouvi a palavra do Senhor.” (Ez 37:4) (Assim será na ressurreição).


 

Não só a profecia era sobre os ossos, mas ia além o “Espírito do Senhor entraria neles” e viveriam. Os nervos e carne os cobririam (Ez 37:7).

Então profetizei como se deu ordem; e houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se juntaram, cada osso ao seu osso.” (Ez 37:7).

Bem, esta parte profética foi cumprida quando Israel, nação política, ganhou seu esqueleto, pela palavra profética de Deus e ficou de pé em maio de 1948. Todo mundo, povos, nações poderosas, ouviram o barulho, o reboliço dos ossos secos que sejuntaram . Os nervos, a carne, são uma nação que até hoje luta pela sua Terra. Levou aproximadamente 2.586 anos para se cumprir.


 

"…Não havia neles espírito…" (Ez 37:8).De onde vem? Dos quatro cantos, de todas as direções, para dar-lhes a vida espiritual, e o Profeta viu pelo espírito esta maravilha que ainda acontecerá, no milênio.


 

O verso 11 diz: “Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos se ossos secaram, e pereceu nossa esperança.”

A própria Bíblia explica a Bíblia.


 

Hoje temos Israel político de pé. Lutando, mas ainda cego, materialista, mas quando confessarem seu pecado e clamarem, como diz Lm 5:21; “Converte-nos, (...) e nos converteremos,...”

Quando bendisserem o Messias, então o sopro do Espírito Santo lhes dará a vida e serão o povo do Senhor, restaurado para reinar com Jesus, seu Messias, no Milênio.


 

Hoje Israel é político, sem vida, sem o Sangue de Jesus. Naquele dia será completo.


 

Ez 37:16-17 nova simbologia se apresenta :“Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros. E toma outro pedaço de madeira, e escreve nele: Por José, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros. E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem um só na tua mão.” (Ez 37:16-17).


 

A própria Palavra revela o propósito do Senhor em que Israel e Judá , dois reinos, embora falidos, se tornariam um só reino, um só povo, visto que seriam congregados tendo um só rei, seu legítimo Messias. Todo o texto explica com clareza e confirma: "....e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo." (Ez 37:27.


 

Ez 37:28 resume o concerto de Deus com eles: "E as nações saberão que Eu Sou o Senhor que santifico a Israel, quando estiver no meu santuário no meio deles para sempre.

 

Mensagem adaptada, retirada do livro " Colhendo o Trigo de 2 de Sara Victalino Gueiros Dodd;

https://www.centralevangelica.com.br/colhendo-o-trigo-vol-2-estudos-sobre-os-livros-dos-profetas-maiores-e-dos-profetas-menores

 


Conheça o nosso blog :https://centralevangelica.blog/

 

 

 

Sobre a loja

CENTRAL EVANGÉLICA: A Livraria da Igreja. Preço baixo é aqui! Parcelamos em até 3x sem juros! FRETE GRÁTIS e PROMOÇÕES em muitos produtos. Grande variedade de Bíblias, materiais de estudo e livros evangélicos. Coletâneas de louvores e outros produtos exclusivos da Igreja Cristã Maranata. Confira!

Pague com
  • Pagar.me
  • Pagamento na Entrega
Selos

Central Evangélica - CNPJ: 16.795.713/0001-29 © Todos os direitos reservados. 2018

c6027815bbefe6c8b33f1cf24532f505