MENSAGEM DA SEMANA

A Pérola de Grande Valor

“Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.”  Mateus 13:45,46

 

O texto mostra um homem que encontrou uma pérola de grande valor e se desfez de tudo que tinha para adquiri-la. Neste texto a pérola fala da salvação, que é a coisa mais preciosa que o homem pode alcançar, e para alcançá-la, é necessário se despojar de tudo, da mentira, da soberba, da vaidade, do pecado. Salvação se alcança com renúncia. Jesus disse que a porta da salvação é estreita. Para passar por ela é necessário desprendimento.

A pérola é formada no mar, no interior de uma ostra, mostrando que a salvação não é algo exterior, aparente, mas sim uma operação de Deus no coração do homem, no seu interior.

Ela é formada quando um corpo estranho, um verme ou grão de areia penetra dentro da ostra e causa-lhe uma "irritação". Na luta de se livrar do corpo estranho, a ostra começa a expelir uma substância chamada madrepérola  ou nácar, que envolve em camadas até formar a pérola.

A Salvação é gerada quando o homem está lutando para expulsar o pecado (corpo estranho) de sua vida e a ação do ES vai cobrindo e imobilizando o pecado.

Contudo, a formação da pérola não acontece da noite para o dia. É um processo gradual até ficar pronta e ser retirada da ostra. Da mesma forma é a salvação do ser humano. Quando nos arrependermos de nossos pecados e aceitamos Jesus como único e suficiente Salvador, o Espírito Santo começa a operar e se consuma o ATO da salvação. Porém, a salvação vai se consolidando em nossas vidas por um processo, por uma caminhada, até o dia perfeito de sermos retirados desse mundo.

A pérola hoje em dia também pode ser produzida artificialmente. O Homem introduz um objeto estranho na ostra, forçando uma inflamação e a perolização do objeto, mas essa pérola, não tem grande valor, pois dura pouco, um pouco mais de 100 anos e assim como o homem, voltará para a terra. Da mesma forma, quando o homem “força” a conversação de outras pessoas, usando artifícios de convencimento, razão, persuasão, tais como a filosofia, a teologia, a psicologia (ferramentas típicas da religião), as pessoas acabam sendo convencidas, mas NÃO SE CONVERTEM, não tem uma experiência genuína, natural e redentora com Deus. Logo, concluí-se que os argumentos humanos não são capazes de levar as pessoas de volta à eternidade, mas ficará apenas naquilo que é natural (obra criadora / 4ª medida).

O que diferencia a pérola artificial da natural é principalmente a durabilidade. Sabe-se que a pérola natural dura mais de 2000 anos e nessa parábola Jesus já apontava profeticamente que a verdadeira salvação tende a durar para sempre. Em que o relacionamento humano se dá de forma simples e direta com DEUS, onde o homem entra verdadeiramente no projeto de salvação (obra redentora / 5ª medida), que vai nos tirar do mundo natural.

É gerada no fundo do mar. Na bíblia, o mar simboliza o mundo, com suas oscilações, sua inconstância, suas ondas de modismos e paradigmas. Mas bravo e violento, como é o mundo em nossos dias. Mas é nesse contexto que a salvação é gerada, tal qual a pérola. Jesus disse que veio para salvar os pecadores, aqueles que estão envolvidos nas águas deste mundo.

A pérola possui três substâncias e esse número é profético, pois a salvação é uma operação da trindade na vida do homem: é dom de Deus, concedida pelo o Pai, através de Jesus Cristo. Nenhum outro nome há debaixo dos céus pelo qual devamos ser salvos. O próprio nome Jesus significa Salvador. A salvação é gerada pelo o Espírito Santo, pois é Ele quem convence o homem do pecado.

Normalmente a pérola é esférica e seu nome vem do latim sphaerula e significa esfera, mas muitas vezes, por fatores ligados a sua formação, ela é gerada deformada ou com alguma alteração no formato. O mesmo acontece com o homem. Muitas vezes é gerado no seu coração e na sua mente um conceito deformado de salvação.

Essa pérola deformada é chamada de " pérola barroca ", não tem beleza nem valor. Esse conceito deformado de salvação tira a beleza do projeto remidor de Deus através do seu Filho e por isso não tem valor para Ele. Salvação por abstinência de alimentos, salvação por guarda de determinado dia, salvação adquirida após a morte, etc. São conceitos deformados de salvação, sem base bíblica, é pérola barroca.

Às vezes ela é gerada com dois núcleos. É uma aberração, não tem valor. Jesus é o único Salvador, nenhum outro nome há que possa dar ao homem a salvação. Há pessoas que crêem que Jesus Salva, mas também crêem que outra pessoa pode fazê-lo. Isso é pérola de dois núcleos, não tem valor, é uma aberração. Só Jesus salva ( Atos 4:12).

Há um tipo de pérola que é muito pequena, por isso é chamada "pérola semente". Para vê-la quase se faz necessário utilizar uma lupa. Há pessoas que quando descobrimos que são salvos, que são crentes em Jesus, até espantamos, pois não externamente a Salvação. Jesus conclama aquele que é salvo a levar a mensagem de salvação a outros: " Ide, por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" ( Mc. 16:15). Ele nos convoca a testemunhamos da salvação ( At. 1:8).

Existe outro tipo de pérola chamada Mabe. Seu formato é como se cortasse uma pérola esférica ao meio, é uma meia pérola. Salvação é uma operação completa na vida do homem, não se pode ser meio salvo. Assim como uma meia verdade é uma completa mentira, salvação ou é completa, ou não é real. Há pessoas que na igreja agem como salvos, e fora dela agem como ímpios. Estão enganando a si mesmos, pois o autor da salvação tudo sabe, tudo vê.

Porém a pérola se não for bem cuidada, morre. A salvação também. Pérola tem que ser bem guardada, protegida, longe do contato com outras substâncias que podem ser nocivas. A salvação precisa ser bem guardada no nosso coração, escondida com jejuns e oração, longe das contaminações do pecado.

O simples contato com a pele do pescoço, com o suor, pode matar a pérola aos poucos. A nossa carne aos poucos mata a salvação que é gerada pelo Espírito Santo. Ela vai perdendo o brilho.

Para manter o brilho da pérola, que se chama oriente, é recomendável usar azeite de oliva. Que simbolismo maravilhoso, pois na Palavra de Deus, azeite simbologia o Espírito Santo e é Ele quem faz a salvação brilhar na nossa vida.

 

Mensagem fornecida pelo Diácono Josenilson Félix, de Palmeira dos Índios-AL (adaptada).

 

Conheça o nosso blog;https://centralevangelica.blog/

 

 

Sobre a loja

CENTRAL EVANGÉLICA: A Livraria da Igreja. Preço baixo é aqui! Parcelamos em até 3x sem juros! FRETE GRÁTIS e PROMOÇÕES em muitos produtos. Grande variedade de Bíblias, materiais de estudo e livros evangélicos. Coletâneas de louvores e outros produtos exclusivos da Igreja Cristã Maranata. Confira!

Pague com
  • Pagar.me
  • PayPal
  • Pagamento na Entrega
Selos

Central Evangélica - CNPJ: 16.795.713/0001-29 © Todos os direitos reservados. 2018

c6027815bbefe6c8b33f1cf24532f505